Basta sonhar!!
Os desejos de uma vida feliz eram um belo desafio no estreito sobrado. Até que o entusiasmo tomou conta do casal e a reforma rendeu algo melhor do que se imaginava. Projeto do Studio ML.
Cobertura: no terceiro andar da casa, o deque de cumaru, da Gasômetro Muller, acomoda sofás da Pátio Brasil, almofadas e tina Regatta Casa, com toalhas Zara Home. Garden seat amarelo da L’Oeil, lata da Micasa. (Foto: Gui Morelli)
Ela é pé no chão. Ele, cabeça nas estrelas. Mas o equilíbrio perfeito mora ali, no movimentado bairro Vila Nova Conceição, em São Paulo. Essa história começa pelos sonhos do economistaFabiano Rodrigues Ribeiro, de 31 anos: morar em uma casa abraçada por um jardim, com piscina, horta e espaço para receber os amigos. Era assim que ele havia crescido feliz, nos Estados Unidos, com a família. Só havia um porém: a namorada, a advogada Stella Ancona Lopes, de 30 anos, planejava o contrário. Não imaginava a vida em outro lugar que não um apartamento. Quando decidiram morar juntos, há dois anos, veio o dilema. Ela era categórica ao passar em frente às opções. “Essa casa é de revista, muito grande. Não dá!”, lembra, rindo.
Ao ar livre: a cobertura tem piscina com hidromassagem revestida de microcimento com borda infinita de vidro, feita pela Sultanum. Ao redor, seixos pretos da Palimanan e lavandas (Foto: Gui Morelli)
Na época, Fabiano foi insistente nas buscas. Depois de um bom tempo, encontraram o sobrado de dois andares, com sala de estar no térreo, em um retângulo de 100 m², e área íntima, em 75 m², acima das escadas. O único defeito era a parede geminada com o vizinho, cujo descolamento rendeu uma obra tumultuada de 15 meses, comandada pela arquiteta Paula Leonardo, do Studio ML.2.
Horta: Orégano é uma das espécies plantadas em tachos de madeira impermeabilizados, garimpo encontrado na Ceagesp | Ornamento: o sapo de cerâmica, presente da mãe do morador, mostra o clima de descontração no terraço (Foto: Gui Morelli)
No mais, seria apenas uma reforma. O térreo, onde já havia cozinha, sala de estar, sala de almoço e espaço gourmet integrados, teve a decoração renovada com base cinza e parede de tijolinhos. “Guiei o projeto pela cultura prática americana, característica forte de Fabiano, e criei a base neutra, com cores”, conta a arquiteta. No local, ele e Stella cozinham, fazem pizza, churrasco e se revezam no karaokê com os amigos. Faltava um jardim. A solução, da paisagista Bia Abreu, foi revestir as paredes com plantas, que o casal avista da cama, no andar de cima. “Queríamos a sensação de não estar em São Paulo”, diz Fabiano. Na área íntima, pouca obra. O closet foi ampliado e o quarto do casal ganhou espaço com a eliminação da varanda.
Quarto de casal: cabeceira de camurça, roupa de cama e almofadas da Lider Interiores. Na parede, fotografia de Eduardo Pozela, da Galeria Coletivo, e luminária Cristiana Bertolucci | Miniatura: o Mao é presente da mãe do morador, trazido da China (Foto: Gui Morelli)
A repaginação acabaria aí. No entanto, o morador imaginava um terceiro pavimento, com piscina, horta e jardim. A namorada não acreditava, mas, depois de muito bater o pé, Fabiano conseguiu. Arquiteta e paisagista encararam o desafio, e o terraço na cobertura virou a cereja do bolo. “É o lugar em que recebemos amigos, tomamos café aos domingos, e onde vemos filmes a céu aberto”, conta o economista. Há ainda um tanque artesanal, cercado de lavandas, para refrescar as manhãs de sol. “Conseguimos inserir uma horta e até a grama que ele tanto queria”, diz Bia. Uma prova de que Stella tem muito a ganhar, se apoiar os desejos mirabolantes de Fabiano.
Cozinha | Em estilo americano, tem banquetas Tatu, da A Lot Of, bowl Benedixt e pendentes da Micasa, sobre a ilha. O piso de tecnocimento reveste todo o espaço. Tapete da Zara Home (Foto: Gui Morelli)
Espaço gourmet: o jardim vertical, criado pela paisagista Bia Abreu, mistura em faixas diagonais columeias, samambaias e peperômias, pontuadas por orquídeas. Cadeiras e mesa de ferro da Liberal Marini, bowl da Benedixt | Hall de entrada: os moradores Fabiano e Stella estão sempre de bikes a postos, para andar pelo bairro. No canteiro, bambu negro com forrações de barba-de-serpente (Foto: Gui Morelli)
Quarto de casal: Cabeceira de camurça, roupa de cama e almofadas da Lider Interiores. Na parede, fotografia de Eduardo Pozela, da Galeria Coletivo, e luminária Cristiana Bertolucci (Foto: Gui Morelli)
Hall de entrada | Os moradores Fabiano e Stella estão
sempre de bikes a postos, para andar pelo bairro.
Nocanteiro, bambu negro com forrações de
barba-de-serpente (Foto: Gui Morelli)
“Só na nossa casa tem”
“A vista do jardim vertical, que temos da nossa cama. Acordar com essa visão do verde é sem igual. Quando planejávamos a casa, queríamos essa sensação: começar o dia sem saber que estávamos na cidade”, diz Stella. | “Uma riqueza única para nós é subir as escadas e colher parte do almoço. Na nossa horta tem manjericão, alecrim, cebolinha, salsa, erva-cidreira... O próximo passo é o tomate”, planeja a moradora. | “Temos um ‘Sunday morning’ maravilhoso. Um dos cantos do terraço guarda a sombra de uma árvore, onde lemos nos domingos de manhã. Sentimos saudade de lá quando viajamos”, conta Fabiano.